Viña del Mar e Valparaíso

Viña del Mar é bem charmosa, tem lojas e restaurantes como uma cidade grande. Tem regiões bem chiques e outras mais simples. A praia é bem clean, talvez por eu ter ido no inverno, talvez no verão seja mais agitada.

Valparaíso é uma cidade portuária, cujo único charme talvez sejam seus ascensores, pois toda a cidade fica numa encosta. As formas de subida são escadarias imensas, ruelas estreitas ou os ascensores.

Clique na imagem acima para abrir o Google Maps
Como chegar
Contratamos um passeio com a Turistour. Uma van passou no hotel e depois fomos transferidos para o ônibus.
Onde ficar
Estávamos pernoitando em Santiago e fizemos apenas um passeio de um dia. Acho que a região é bonita e talvez seja interessante ficar uma ou duas noites, mas não recomendo fortemente. Recomendo sim, fazer um passeio particular, alugando carro e conhecendo o que for conveniente.
O que fazer
Em Viña del Mar paramos em um mirante na chegada da cidade.

Depois em um parque muito bonito, chamado Quinta Vergara.

Quinta Vergara

Visitamos um museu (Palácio Carrasco) e algumas lojinhas de jóias de lápis-lazúli.

Moai – são apenas dois fora da Ilha de Páscoa

Antes do almoço visitamos uma praia, para molhar as mãos (ou os pés) no Oceano Pacífico, geladíssimo.

Um lugar bonito com um relógio feito com flores num jardim de uma praça, só pode ser visto e fotografado por um lado do ônibus, por não pararmos. Avistei várias construções bonitas na orla, mas nada pode ser fotografado, uma pena. Perdemos tanto tempo parados na beira de uma praia gelada e vazia e não paramos onde era realmente bonito.
Almoçamos em Valparaíso, após o almoço fomos até uma das 3 casas de Pablo Neruda, La Sebastiana, localizada numa das encostas de Valparaíso. A casa é muito exótica e não podia ser fotografada, mais uma pena.
Vista de Valparaíso
O que comer
Almoço num restaurante no Porto de Valparaiso. Menú, $10.000, salmão bem pequeno com salada e um creme de legumes de entrada. Achei caro pela quantidade de comida.
O que comprar
Um anel de prata com lápis-lazúli, na feirinha em frente ao porto. Custou algo em torno de R$50,00.
Dicas
Vá de carro e fique o tempo que quiser em cada lugar e suba um dos ascensores pelo menos. Me senti um pouco presa nesse passeio. Pois ficamos muito tempo em lojinhas, na praia ou no almoço e passeamos pouco pela cidade.
Veja também:

17 comentários

  • Oi..

    Por quê alguns lugares não puderam ser fotografados??

    Abraços!

  • Oi Camila,
    Porque não paramos e não tivemos tempo de caminhar pela cidade. Foi tudo muito corrido. Já na casa do Neruda era proibido fotografar mesmo.
    Abraços

  • Olá! Estou adorando as suas dicas. Vou agora em dezembro para Santiago! Se tiver algo mais, pode me passar que vou adorar!
    beijos

  • Oi, estou curtindo muito todo o seu blog, parabéns! Em dezembro (natal) vou a Santiago e Valparaizo. Vi que vc indicou ir de carro à Valparaizo. É fácil alugar carro por la, digo fica em conta fazer isso? Passarei duas dias em Valparaiso e o resto em Santigo, incuindo a noite de natal.
    Espero as mais dicas sobre o Chile.
    Abraços

  • Oi Ricardo,
    É fácil alugar carro, agora se vai valer a pena quanto a custo, tem que calcular quantas pessoas vão dividir o carro e quanto sairia o passeio que tem um custo por pessoa.
    Outra opção é ir de ônibus (dá uma olhada no final deste post: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/valparaiso-surpreendente/). Eu havia sugerido o carro para se locomover mais rápido.

  • Eu estou indo para lá semana que vem e ia fazer esse passeio com a Turistour ou Turistik… mas depois de ler o seu relato, e o da Adriana Miller, mudei de idéia e vou alugar um carro!

  • Estou planejando ir ao Chile em agosto(inverno), e também pensei em fazer o passeio por agência. Será que mesmo no inverno vão parar muito tempo na praia? Achei um absurdo não parar no relógio de flores pra tirar foto…Estou muito na dúvida quanto a esses passeios, é a 1x no Chile e não queria me preocupar tanto com alugar carro, trajeto, etc…
    O que você aconselha?

  • Olá, em que mês você visitou Vina Del Mar? Quero ir em agosto para esquiar no vale nevado, porém me disseram que Vina Del Mar nessa época não é bonita porque não tem a beleza das flores. É verdade?

  • Olá, estou indo no próximo mês, estou adorando as dicas, também não gosto de ficar presa a passeios, vc tem dicas de como alugar carro, valores .E em relação à habilitação alguma restrição? A estrada é fácil?
    parabéns pelo blog!!!

    abc,

    Márcia

    • Márcia, já faz tempo que fui então não tenho noção do valor do aluguel de automóvel. Procura nestes sites de pesquisas de passagens e hotéis, eles sempre tem opções de aluguel de automóvel. Eles aceitam a nossa habilitação lá e a estrada era ótima quando fui, lisinha e bem sinalizada, mas tem trechos de serra.

  • Oi Carolina! Acho que te conheço, sou amiga da Alexandra, "china in box" e ela sempre me fala do seu blog. Estou indo pro Chile nesse sábado e vim aqui fazer mais pesquisas. Eu estava pretendendo fazer Valparaíso e Vina del Mar em um dia tb, mas sem pacote turístico nem carro, o que voce acha? Sonho impossível?

  • OI, vou ao Chile em julho 17. Se vor a Vila Del Mare de ônibus, tenho como conhecer a cidade a pé.

  • Pingback: Vale a pena fazer passeios em Santiago com uma empresa de turismo local? | Meus Roteiros de Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.