Turismo em Debate: Wi-Fi Gratuito

Este artigo faz parte da Blogagem Coletiva Social: Turismo em Debate. Esta ação foi uma ideia do Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras.

A Importância do Wi-fi Gratuito para o Turismo

 

Eu sou uma viciada em internet desde 1995, quando ganhei meu primeiro computador (um top de linha sob encomenda 486 DX4 100MHz!!). Naquela época a conexão era discada, caía sempre, um parto. Mas mesmo assim, eu passava horas brigando com o modem e o telefone.
Passados quase 17 anos, a tecnologia evoluiu, os tipos de rede também e a qualidade da conexão melhorou muito! Em casa eu tenho uma ótima conexão de 10MB, não preciso mais brigar para conectar (só quando meu roteador me boicota, mas eu aprendi rapidamente a lidar com ele).
Porém, infelizmente, não é em todo lugar que encontramos a evolução presente. Têm estabelecimentos comerciais que ainda ficaram parados no século passado. Tratando internet como artigo de luxo!! Parece que os empresários, no Brasil principalmente, ainda não viram os ganhos de disponibilizar wi-fi gratuito nos seus estabelecimentos.
Qual o principal ganho? Publicidade gratuita!!
O uso de smartphones está cada vez mais disseminado. As redes sociais têm cada vez mais adeptos. O mundo está cada vez mais globalizado. Precisa dizer mais alguma coisa?
Quando estamos viajando ou passeando na nossa cidade mesmo, ao chegar em algum lugar podemos compartilhar isto com nossos amigos e familiares, através do Twitter, Facebook, Foursquare ou Instagram, por exemplo. Chegou no hotel e ele é confortável? Vamos avisar aos nossos pais. A comida está saborosa? Vamos compartilhar uma foto com os amigos. O passeio está divertido? Vamos comentar com os colegas. Mas como fazer isso se o 3G está falhando ou se estamos fora do país (e o 3G custa uma fortuna)? Com o acesso a internet do próprio estabelecimento, meu caro Watson. Se o estabelecimento não disponibiliza o wi-fi, perde esta publicidade espontânea, sincera e gratuita!
Essa publicidade gera muitos clientes. A rede Starbucks, por exemplo, nem tem cafés muito bons, mas como disponibiliza wi-fi gratuito, é visitada por todos os viajantes que conheço. Eu mesma já visitei muitas vezes durante viagens ao exterior e sempre acabo consumindo algum café.
Em compensação, fiquei hospedada em um resort all inclusive no Brasil e não tinha wi-fi incluido!! Postei fotos tomando espumante na piscina e publiquei utilizando meu acesso 3G. Mas aproveitei para reclamar que o wi-fi era pago a parte, eu podia beber espumante a vontade, mas para usar o wi-fi tinha que pagar!!
Nas últimas viagens que fiz, só reservei hotéis com wi-fi grátis, é um dos pré-requisitos juntamente com preço, localização e conforto. Assim, posso manter todos informados sobre a minha viagem ou posso consultar os sites das atrações para tirar alguma dúvida.
Vale ressaltar que o acesso gratuito a rede é indispensável, porém também é importante que ele seja estável, com boa velocidade e no caso de restaurantes e atrações principalmente, sem senha.

Wifi Grátis

O Riq Freire já puxou o assunto lá em 2009, mas o pessoal ainda não acordou.
Vamos acordar pessoal!!

Phototravel360º – Conquistando seu cliente com Wi-Fi gratuito
ClickFoz – Wi-Fi gratuito é tema de discussão no Twitter
Aventuras e Expedições – Turismo em debate: A importância do Wi-Fi grátis
Aventura Mango – Turismo de aventura precisa de Wi-Fi Grátis?
Trilhas e Aventuras – Turismo em Debate – Wi-Fi Grátis: Sim ou Não?
Viajar é Tudo de Bom – Blogagem coletiva: A importância do Wi-Fi gratuito
Sem Destino – Wi-Fi gratuito, uma necessidade básica do viajante
Viagem e Viagens – Turismo em Debate | Wi-Fi Grátis
Andarilhos do Mundo – Wi-Fi Grátis #TurismoEmDebate
Dicas & Turismo – Wi-Fi gratuita. O que temos a ganhar e o que temos a perder?
Outros Ares – Turismo em Debate | Wi-Fi grátis X Mídia espontânea
Viajando com Eles – Importância da internet grátis para o crescimento do turismo no Brasil
Eu Vou de Mochila – A importância do Wi-Fi free

3 comentários

  • Mto bom Carol! Apoiado!!!
    Adorei a frase: "Se o estabelecimento não disponibiliza o wi-fi, perde esta publicidade espontânea, sincera e gratuita!"
    É isso ai!!! 😉

  • É isso aí. A falta de visão faz com que estes empresários percam boas oportunidades. Me faz lembrar uma frase que pode ser atualizada para o tema – ao invés de "No parking, No Business", "No Wi-fi, No Business".
    Abraço

  • Actualmente a escolha do local onde me hospedo passa pela existencia ou não de wi-fi, além da publicidade é um bónus na nossa viagem onde podemos falar com a familia e amigos e estar ligado ao mundo sem gastar mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.