sábado, 10 de abril de 2010

Morro de São Paulo - Bahia

Morro de São Paulo é um lugar lindíssimo e super rústico no sentido mais tropical da palavra. Simplesmente adorei.

Oh vida boa...

Ruas de areia...
Igrejinha no Centro


Clique na imagem acima para abrir o Google Maps

Como Chegamos
Fomos passar o Carnaval da casa de um amigo em Salvador e nos recomendaram relaxar na "Ressaca de Carnaval" (quarta-feira de cinzas até o domingo seguinte) em Morro de São Paulo. Valeu Luizinho e Maul pela dica. Fomos para lá de Catamarã. Existe a opção de avião (cara) e de ônibus até Valença depois de lancha (trabalhosa e demorada). O problema do catamarã é o enjôo, ele balança legal e é demorado. Eu tomei Dramin e fui cochilando nos péssimos bancos.

O barco chega no pier lá embaixo e o carrinho de mão é o taxi para as malas, muitas subidas e descidas

Onde ficamos
Me recomendaram ficar na Segunda Praia que é no meio de tudo. A meio caminho do Centro/Primeira Praia e da Terceira/Quarta Praia. Além de ter barraquinhas e movimento na areia durante a noite. Diversão gratuita. Pesquisei vários sites e dos mais amigáveis com melhores fotos a Pousada Club do Balanço tinha a tarifa mais barata. Essa época da Ressaca é vendida por pacote e é a tarifa mais alta do ano. O bom também é que os consumos da praia e do restaurante ficam na conta do quarto.

Para ir pros quartos é pela areia
Tem um restaurante ótimo na frente

O que fizemos
Pela manhã íamos até a Quarta Praia onde se formam ótimas piscinas naturais, acessíveis a pé. Pela tarde ficávamos em frente a pousada aproveitando as facilidades de ter o quarto perto e os serviços da pousada. Em um dos dias fizemos um passeio de lancha que circunda a ilha parando em alguns pontos para mergulho, fotos, degustação de ostras, etc.
Primeira Praia (tirolesa!!)
Segunda Praia
Terceira Praia
Quarta Praia
Uma atração muito interessante é assistir ao pôr-do-sol no Morro do Farol ou no Forte.

Morro do Farol (tem que ir lá em cima!)
Por-do-sol do Morro do Farol
Por-do-sol do Morro do Farol
Por-do-sol do Morro do Farol
Forte
Forte
Por-do-sol visto do Forte
Por-do-sol visto do Forte

O que comemos
Para quem quer (ou precisa) fazer uma desintoxicação de carne vermelha o Nordeste é o paraíso. Eu que não gosto de camarão até comi alguns e claro muitos peixes no cardápio. Frito, assado, ensopado... E tudo por um preço amigável comparado com São Paulo. Para quem é adepto de carne vermelha (como eu), não se preocupe também tem um restaurante argentino com parrillada lá!
Prefere lagostinhas?
Ou moquequinha no dendê?
No nosso hotel também tinha uma moqueca capixaba (sem dendê) deliciosa.

O que compramos
Não fiz muitas compras lá, achei o artesanato um pouco caro. Só comprei um brinco de capim dourado na feirinha que tem no Centro à noite.

Dicas
Compre a passagem para o catamarã com antecedência e verifique bem o horário que pode variar conforme os dias da semana. Para essa época de verão também é recomendável reservar o hotel com antecedência.
Para quem gosta de balada parece que existem uma ou duas no local, flyers e folders são distribuidos na praia. Como eu queria curar a ressaca de um carnaval em Salvador preferi acordar cedo para aproveitar as piscinas naturais que terminam ao meio-dia e pela noite só tomar uma baida/caipirinha nas barraquinhas na areia da Segunda Praia. Tem de tudo lá bebidas com todas as frutas imagináveis, crepe, espetinho, cachorro quente, pastel, tapioca, etc.

13 comentários:

  1. Olá.

    Sou novo por aqui, mas gostei bastante do seu blog.

    Sou programador e achei interessante o seu grande acervo de fotos e informações. Uma idéia pra um programa sobre Turismo que possa ser acessado em hotéis ou em celulares, é uma boa idéia.

    A gente se fala mais com o tempo!

    Abraços! Belas Fotos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Croatt!

    ResponderExcluir
  3. Queria muito visitar... adorei o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita Rafael, seu blog é muito legal também! Já assino o feed dele faz um tempo.

    ResponderExcluir
  5. Uau, estas fotos do pôr-do-sol estão um arraso! Adorei!! Sempre escuto falar de Morro de São Paulo e Boipeba, parece mesmo um lugar encantador!! Um dia vou! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Fê, é ótimo lá! Eu nunca tinha ouvido falar até meus amigos recomendarem. Pode ir sem medo de errar! Bjos

    ResponderExcluir
  7. olá carol adorei o blog estou a pensar ir a morro de sao paulo para lua de mel.vc me recomenda o club do balanço para lua de mel?....pois eu nao consigo ver fotos dos quartos.
    Abraço!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Amei as fotos e o post!
    Você não desceu a tiroleza? =))

    ResponderExcluir
  9. Ihh, Tata, sou medrosa. E não gosto de me atirar na água, acho desagradável água entrando por tudo quanto é lado. Se fosse mais baixo, batendo em um pneu para amortecer, quem sabe? ;-)

    ResponderExcluir
  10. Excelente as dicas, Carol. Parabens mesmo!
    Sou visitante anual do Morro de SP e amo mto esse lugar.
    Meu pai mora pertinho... em Valença.
    E todo ano vou la visitá-lo.
    Adorei a materia e as fotos.
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Maurício,
    Que ruim ter que visitar Morro de SP todos os anos, hein? Para mim é o melhor "conjunto de praias" do Brasil. Ainda não encontrei nenhuma que supere (falta conhecer Noronha...). Tudo muito fácil, tudo a pé, sem depender de jangadas. Muito bom. Amei também!

    ResponderExcluir
  12. Morro de São Paulo está situado a 60 quilômetros ao sul de Salvador, Morro de São Paulo tornou-se um dos destinos mais procurados e badalados do mundo.
    Com sua beleza exuberante, forma uma área de preservação natural, com areias brancas, águas quentes, mata atlântica, manguezais e diversas praias quase que desertas.
    Morro de São Paulo é uma ilha paradisíaca, perfeita para aquelas merecidas férias, longe do estresse das grandes cidades. No entanto Morro de São Paulo oferece é muita cultura, muita água de coco, caipirinha, e o ritmo quente da música brasileira. Todos os dias é dia de festa e badalação, sem atrapalhar o sono de quem busca descanso, longe da agitação.
    Logo ao centro da ilha, Morro de São Paulo reserva sua peculiaridades, um cenário perfeito para a aventura e contato com a natureza.
    Muito visitada por estrangeiros, ouve-se nas ruelas da Vila, diversos idiomas do inglês ao baianês, do carioquês ao alemão. A música brasileira, a culinária tipicamente baiana com o tempero que só a baiana tem.
    Gente bonita, praias desertas, micos, manguezais, uma flora lindíssima, piscinas naturais, recifes de coral, morros com vistas maravilhosas. As praias e pousadas estão localizadas a partir da vila de Morro de São Paulo. A Primeira é boa para o surfe, a Segunda é da agitação, a Terceira das piscinas naturais, e na Quarta e na Praia do Encanto reina a paz e a tranqüilidade, longe de toda a agitação., nas suas areias brancas e praticamente desertos.
    Morro de São Paulo é uma ilha que mexe no coração de quem a visita, deixando muito saudades de tudo que foi vivido aqui, neste pedacinho do paraíso.

    ResponderExcluir