Roteiro de Ushuaia

Ushuaia é uma cidade muito bonita. Parece que toda a cidade mira o Canal de Beagle. E quando você está no porto ou saindo do aeroporto para a cidade e olha todas aquelas montanhas ao fundo, tem uma visão impactante. Gostei muito de conhecer toda a história da região, como foi colonizada e como está crescendo. Ela não me pareceu uma cidade para quem está a procura de agito e programação intensa, apesar de eu não ter parado muito. Acho que o bom é curtir Ushuaia calmamente, degustar os pratos típicos, sentar-se perto do porto para observar a movimentação dos navios e barcos de turismo, observar as gaivotas, os navios encalhados, a Isla Navarino em frente…

 

Ushuaia
Como chegar
Vôo da Aerolineas Argentina de Buenos Aires para Ushuaia. O Bed and Breakfast que fiquei tinha transfer in incluido, então havia um remis me aguardando no aeroporto quando cheguei.
Onde ficar
No Bed & Breakfast Nahuel. Adorei!!! A Maria, dona, é muito querida!! Ela tem dicas, sugestões, mapas e folders. Marcou vários restaurantes não turísticos em um mapa para mim, assim como também indicou onde comer bons peixes ou parrillas por diversos preços. Pedi um taxi para ir ao Glaciar Martial e ela ficou cuidando quem veio me buscar. Para os passeios a mesma coisa, perguntava o nome de quem vinha me buscar, olhava o carro, a placa, toda preocupada. Mimos para mulheres sozinhas…
Quanto ao quarto, também era muito bom e espaçoso, cama grande e boa, água abundante e quente no banheiro, calefação bem quentinha. O café da manhã era em um mesa grande e comum para todos os hóspedes, com café, chá, suco, iogurte, croissants e pães quentinhos, manteiga, doce de leite e geléias diversas. E mesmo fora de horário, eles sempre me perguntava se eu queria um café ou chá quentinho. Bem atenciosos. Se eu quisesse, podia comprar coisas, deixar na geladeira e utilizar a cozinha. Sou preguiçosa e já comprava tudo pronto ou comia fora mesmo. Acima de 4 diárias também ganha uma lavagem de roupa. Parti para El Chaltén com a roupa toda lavada.Se quiser outras opções de hospedagem em Ushuaia, clique aqui.
Cama boa e de casal (o quarto era duplo)

 

Cofre no armário

 

Banheiro enorme

 

Aquecedor a óleo no banheiro
O que fazer
Reservei todas excursões de Ushuaia com a Argentina4u que é um site de reserva online de tours e atividades nos principais destinos da Argentina: Patagonia, Salta, Mendoza, Iguazu e Cordoba. As grandes vantagens são de reunir em um mesmo site diversos destinos, sem precisar ficar procurando operadores locais para cada cidade (como Ushuaia e El Calafate) e também poder fazer os pagamentos on-line via Paypal, garantindo assim a sua reserva. Outro diferencial é o atendimento em português, por e-mail, chat, skype ou telefone. Além do Argentina4u, existem também os sites específicos para Buenos Aires e Rio de Janeiro: BsAs4u e RdJ4u, respectivamente.

Roteiro de 4 dias inteiros:
Dia 1 – Glacial Martial, City Tour e Museu do Presídio

Vista da cidade desde o Glaciar Martial
Pinguinera Isla Martillo
Vista de uma das trilhas do passeio de trem
Lago Fagnano visto do Paso Garibaldi
O que comer
Cordeiro!! Muito cordeiro!! Além de empanadas e cervejas artesanais da região.
Algumas sugestões de restaurantes:
Martinika: carnes e sanduíches. Prato do dia por $35. Bem simples, de comer no balcão, fica na Av. San Martin para os lados do presídio.
Chiko: culinária chilena, especializado em peixes. Truta recheada com centolla (king crab, caranguejo gigante da região) $82. Empanada de milho: $4. O cardápio é de babar, difícil escolher, fica na Calle Antártida Argentina, transversal da Av. San Martin, perto do presídio.
Bodegón Fueguino: mais tradicional da cidade, vários tipos de cordeiros e massas. Pratos com cordeiro de $69 a $82. Na Av. San Martin, perto da Calle 9 de Julio.
Arco-Íris: Tenedor libre (buffet livre com churrasco). Preço fixo $90 com uma bebida. Tem saladas com vários frutos do mar, guarnições e parrilla com cordeiro. Na Av. San Martin para os lados do Presídio.
Dublin Irish Pub: é possível provar a cerveja Beagle feita na região, tirada na hora: Rubia, Roja ou Negra (loira, ruiva ou negra). Na Calle 9 de Julio. Também tem pratos, não comi nada, só experimentei a Roja e a Negra ($20 o pint) mas uns amigos pediram salada e pizza. Bem servido.
Heladeria Gadget: pedi a dica para um dos guias. O sorvete de calafate é divino!! Se soubesse teria comido todos os dias. Na Av. San Martin, entre a Sarmiento e a Belgrano.
Chocolates Ushuaia: adorei o chocolate quente de lá, custou $10. Em um dos passeios, ganhei um voucher para um chocolate quente da Laguna Negra, também experimentei, mas preferi este do Chocolates Ushuaia. Na Av. San Martin, perto da 9 de Julio.
Empanada de milho no Chiko

 

Truta recheada com centolla do Chiko

 

Cordeiro com molho de mostarda e purê de batata doce (eca!! não percebi quando pedi) no Bodegón Fueguino.

 

Quilmes Stout

 

Austral Pale Ale

 

Iguana Lager

 

Sorvete de Calafate da Gadget

 

Chocolate quente na Chocolates Ushuaia
O que comprar
Algumas coisinhas… Aproveitei o dia da chegada para comprar algumas coisas. Tem várias lojas de roupas de esportes para o frio: calças, blusas e casacos impermeáveis e/ou forrados, cachecóis, gorros, luvas e bastões de trekking. Comprei duas calças resistentes a água (suportam chuva fina e secam rápido, mas não são totalmente impermeáveis), uma forrada e outra não. Também comprei dois casacos que estavam com preços ótimos. As calças são caras, mas gostei da grande variedades de marcas e estilos que pude encontrar na cidade. Não tenho uma loja apenas para indicar, tem mesmo que bater perna na Av. San Martin e pesquisar marcas, preços, tamanhos e estilos.

 

Mais fotos

 

 

 

 

 

Faz parte do roteiro:

 

Veja também:

O Blog Dicas e Roteiros de Viagens viajou para o Ushuaia em parceria com a Argentina4u.

24 comentários

  • Vcs já conhecem a My Travel And Cash?! Tem pacotes incríveis com estadia em hoteis 5 estrelas com preços baixissimos.
    Segue meu blog para conhecerem um pouco mais!

    Abraços.
    http://milenaabrandao.blogspot.com/

  • Um dos meus sonhos, Carol. Sensacional! Acompanhei a viagem em tempo real e pude ver que foi mesmo inesquecível. Parabéns, abraços, Rafa

  • Carol, excelente post. Um roteiro e tanto para garantir boa viagem para quem seguir suas dicas!
    Muito bom saber do Bed & Breakfast Nahuel e todo o cuidado da Dona Maria.

  • Oi!

    Estou precisando uma opinião sua, tenho que decidir qual lugar iremos, se é para Ushuaia ou El Calafate e El Chalten(parece que é ótimo).Somos eu e meu marido e os filhos de 8 e 14 anos, já conhecemos El Calafate, meus filhos não.O que seria melhor para nossa familia.Patricia

    • Difícil dar uma opinião assim. Os passeios por Ushuaia são mais organizados por agências, tour de ônibus e barco. El Chaltén é um pouco mais rústico, muita caminhada. El Calafate vocês já conhecer e sabem como é. Depende dos que vocês procuram, vi famílias com crianças em todos os lugares.

  • Oi Carol,

    Nossa, sempre sonhei em viajar para Ushuaia, conhecer a Terra do Fogo e todos essas paisagens incríveis.

    Dizem que é um dos poucos lugares do mundo que é possível passar a noite de ano novo, com a luz do sol. Imagina isso que incrível!!! Será que é verdade???

    Abraços, Até + !!!

    • Oi Guilherme!
      Eu fui no final de janeiro, tinha sol até umas 22h! Era muito estranho, acabava jantando e dormindo muito tarde. Mas se aproveita muito o dia… Agora se no réveillon tem sol eu não sei. Bjo

  • Esse lugar parece ser realmente lindo, tem muita vontade de conhecer! Também é legal de vez em quando visitar um destino com mais calma, sem o alvoroço normal de uma viagem.

  • juliana gois

    Preciso criar coragem… Mas pelas fotos vejo que foi o máximo! Essa aventura toda ficou em quanto mais ou menos?

  • Carol, ótimo seu post. Eu e minha noiva estamos indo pra lá agora no início de agosto, acha que compensa trocar talvez o passeio aos lagos para um dia em cerro castor?

  • Olá Carol, muito bom seu post!
    Eu e minha namorada estamos com planos de passar o reveillon por lá… mas estamos com um dúvida, fazer um pacote com agencias de viagem, tipo cvc (muito mais caro!!! Principalmente nessas épocas…), ou comprar as passagens, reservar os hotéis e os passeios, agendar via internet, com essa "argentina4u" que você citou?!?! Como você fez com relação a isso?!
    Obrigado……..

    Thiago

  • Olá, Carol. Muito bom o seu blog!!! Eu e meu marido estamos pensando em ir à Patagônia em outubro deste ano e suas dicas estão sendo fundamentais para montar o nosso roteiro. Será que outubro é uma boa época? Vc poderia me passar o contato do Bed & Breakfast Nahuel? O Google não acha o link… Obrigada. Ana Leite

    • Olá Ana,
      Em outubro deve fazer mais frio do que eu peguei, mas deve ser bom também, acho que não tem nenhuma restrição de mês no Ushuaia. O link que postei do B&B Nahuel abre normal aqui para mim. No site deles tem este e-mail: byb_nahuel@hotmail.com

    • Oi, Carol. Consegui abrir o link no meu note. Devia ser problema da outra máquina. Tô aqui anotando tooodas as dicas!!! Super obrigada. Abraço. Ana

  • Oi, Carolina

    Passando pra dizer que adorei os seus posts de Ushuaia, me ajudaram a decidir o que fazer por lá. Em breve vai ser a minha vez de riscar esse destino da listinha!! Não vejo a hora!!! =DD

  • Muito Bom Seu Conteudo Parabes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.