terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Roteiro Argentina - Uruguai no Verão

Nestas férias em janeiro vou revisitar duas cidades nas quais já estive, Montevideo e Buenos Aires. Espero ter mais novidades de cada uma, vou me hospedar em bairros diferentes e fazer passeios diferentes. Além disso, vou passar uns dias em Mendoza e Punta del Este, que ainda não conheço.

Roteiro:

6 noites em Mendoza
3 noites em Montevideo (com 1 dia em Colonia del Sacramento)
3 noites em Punta del Este (com 1/2 dia em La Barra/José Ignacio)
3 noites em Buenos Aires (com 1 dia em Tigre)


O roteiro pode não ser o mais óbvio para quem olha a primeira vista, mas tudo tem uma explicação. Alguns amigos já haviam reservado hotéis em Montevideo e Punta del Este, porém eram apenas 6 dias e eu tinha 20 dias de férias. Assim, eu resolvi espichar um pouco o roteiro. Sempre quis conhecer Mendoza, pensava em unir com uma viagem a Bariloche, porém visitar Mendoza no inverno, ia ser como a visita que fiz às bodegas do Chile, com todas as viñas secas.Assim, achei que seria melhor aproveitar a oportunidade de ir no verão e ver as viñas desenvolvidas e verdinhas.

As passagens Brasil-Argentina foram trocadas com milhas, talvez não fosse o ideal, pois troquei cada trecho por 10mil milhas da TAM, mas como queria sair de Curitiba e voltar para Porto Alegre, foi a forma mais fácil que achei. O site das aéreas não estavam me deixando fazer isso e quando deixavam ficava extremamente caro. Na Decolar, sabe-se lá porque não apareciam todas as opções de vôo. Ou seja, até existiam preços bons, mas em horários péssimos. As passagens foram emitidas da seguinte forma:

04/01 - Curitiba - Buenos Aires (via Porto Alegre) pela TAM
04/01 - Buenos Aires - Mendoza pela Aerolineas Argentina
10/01 - Mendoza - Montevideo (via Buenos Aires) pela Aerolineas Argentina
16/01 - Montevideo - Buenos Aires pela Aerolineas Argentina
19/01 - Buenos Aires - Porto Alegre pela TAM

Porém a TAM resolveu começar 2011 fazendo uma lambança nos seus vôos. Pensava eu na minha inocência que no dia 4 de janeiro, numa terça-feira, os tumultos de final de ano já teriam passado. Apesar de o último dia de trabalho ter sido no dia 30 de dezembro, ficaríamos em Curitiba alguns dias, curtindo o Reveillon com a família e os amigos do namorado e esperando os tumultos passarem. Mas eles não passaram. Assim, só conseguimos embarcar no dia 5 de janeiro. Vou deixar para contar a história completa em outro post, pois este é o post sobre o roteiro das férias.

Mais algumas observações:
  • Todos os vôos de/para Buenos Aires são pelo Aeroparque. Sim, me dei mal nos Free Shops: Curitiba, Aeroparque, Montevideo e Porto Alegre!!! O vôo do dia 5 foi Curitiba-Guarulhos-Ezeiza, passei nos Free Shops bons, mas correndo, não consegui ver nada!
  • Por que fazer Montevideo - Buenos Aires de avião? Ao comprar trechos múltiplos no site da Aerolíneas, este trecho saiu por 15 dólares! Claro que tem a taxa de embarque salgada de Carrasco, mas mesmo assim os barcos rápidos estavam em torno de 60 dólares, então valeu a pena. E também alugamos um carro na chegada em Carrasco, melhor voltar lá para devolver.
  • Vamos para Colonia del Sacramento e Punta del Este de carro.
  • Deixamos novamente a melhor cidade para compras no final. O primeiro trecho interno (BsAs-MDZ) tem um limite de 15kg de bagagem, tivemos que sair leves do Brasil. Isso é leve para mim, tá?