Roteiro pela Europa by Carolmay

1° roteiro pela Europa

No primeiro roteiro pela Europa dá vontade de incluir todas as cidades possíveis, não é? Segurei um pouco a onde porque sabia que voltaria para lá mais algumas vezes e preferi fazer poucas cidades nas 3 semanas que eu tinha. Confira abaixo como ficou!

 

Roteiro
Programação de 21 noites (3 semanas)
Clique nas cidades para abrir os posts específicos

4 noites em Viena

Roteiro pela Europa

6 noites em Londres

2 noites em Bruxelas

3 noites em Amsterdam

6 noites em Paris

 

Pode parecer um despropósito inserir Viena neste roteiro a princípio todo de trem, mas eu incluí para fazer uma visita a uma amiga queridíssima que também escreve neste blog. Apesar de estar um pouco longe dos outros destinos, comparado com a distância do Brasil eu estava bem pertinho da minha amiga! Então os motivos de Viena estar no roteiro são mais pessoais do que lógicos. Eu diria que grande parte das viagens que fazemos são assim.
Meu vôo foi Guarulhos-Paris ida e volta. Chegando no Charles de Gaulle (CDG) tomamos um avião para Viena e depois de lá um avião novamente para o CDG. Os outros dos trechos foram feitos de trem: CDG-Lille-Londres, Londres-Bruxelas, Bruxelas-Bruges-Bruxelas, Bruxelas-Amsterdam, Amsterdam-Paris.

Custos aproximados em euros:

Passagem Brasil-Europa i/v: 900
Passagem Paris-Viena i/v: 200
Passagens de Trem: 200
Hospedagem: 800
Entradas nas atrações: 300
Transporte: 100
Alimentação: 500
Total: 3000 (com euro a R$ 2,30 = R$ 6900)

Alguns cuidados que eu tomei:
  • Deixei o trecho interno de avião para o começo da viagem. Fui apenas com uma mala média, pois o limite é um volume de no máximo 23kg (ou 20kg depende da empresa). Deixei as cidades com as melhores opções de compras para o final (Paris), para não ficar carregando muito peso/volume.
  • Cheguei a pensar em fazer o seguinte: Paris-Viena e Viena-Londres de avião, que era o mais lógico. Pelas empresas normais como Air France o custo de comprar trechos separados é impeditivo. A British até estava com preços razoáveis, mas ela havia acabado de divulgar um prejuízo recorde que me deixou com o pé atrás. Existem algumas aéreas que saem de Viena como a Air Berlin, mas todos os vôos com preços bons tinham grandes conexões na Alemanha, de forma que eu ia levar o mesmo tempo que fazendo o trecho avião-trem. Com a Air France pude acumular mais umas milhas no Smiles. Fora isso, estava evitando ter problemas com o tal vulcão que estava fechando os aeroportos do Reino Unido frequentemente na época (junho) das pesquisas de compra.
  • Veja também os nossos outros Roteiros.

Se você gostou deste roteiro e quiser contribuir com o blog, faça as suas reservas clicando nestes banners:

Seguro viagem Mondial


Booking.com

Além disso você também pode comprar moeda estrangeira com o nosso mais novo parceiro:

Melhor Câmbio

9 comentários

  • Tem bastante coisa para ver e fazer em Viena, para 4 noites/5 dias? Compactando um pouco, acha que 3 dias seriam suficientes? Em breve vou para lá, aguardo sua opinião.
    Até mais!

  • Oi Carol, parabéns pela viagem e pelo post. Queria relatar o problema que tive com o acúmulo de milhas Smiles voando pela Air France em Setembro do ano passado. Apesar de ter indicado meu número Smiles nos check-ins na ida e na volta, as milhas não foram lançadas em minha conta. Pelo site do Smiles preenchi a solicitação do crédito de milhas, enviei os cartãos de embarque originais pro endereço citado e nada! Na central de atendimento, por 2 vezes falaram que resolveriam o problema e nada. Resultado: cansei de esperar e me inscrevi no programa da AirFrance, tarde o suficiente para perder as milhas do vôo de ida. Cuidado para não acontecer o mesmo! Abraços!

  • Carol,
    Parabéns pelo post! As descrições do roteiro e dos custos certinhos ficou ótima e bastante útil para ajudar quem tiver querendo se programar para ir tb…
    As fotos ficaram ótimas, e foi bom que você pegou dias bonitos. Quando fui tava um tempinho tão ruim..

    Fico no aguardo dos próximos posts contando sobre a viagem!

    Ah, e parabéns pelo blog! Adoro os dicionários básicos..!

    Beijos,
    Cla

  • Oi Michel,
    Vou tentar, não apresentei o Smiles na hora do check-in, pois fiz os 4 pelos terminais, e só pedia o Flying Blue. Preenchi no site do Smiles e agora tenho que enviar os cartões, muito arcaico este processo né? Depois aviso se funcionou.
    Uma colega disse que fez na hora pelo Flying Blue e depois enviando os cartões para o Smiles e pontuou nos 2! Será que terei a mesma sorte?
    Valeu pelo alerta!

  • Simone, tem bastante coisa sim, fiquei com todos os dias cheios. Mas acho que varia de pessoa para pessoa, dá para conhecer tranquilamente a cidade em 3 dias, depende do número de atrações a visitar. O problema são os museus, que me surpreenderam, o Kunst e o da Guerra são muito bons! Acabei não conseguindo entrar no de História Natural. Acho que planejando e priorizando fica tranquilo.

  • Oi Clarissa,
    Eu escolhi a dedo as fotos com céu um pouco azul, foi muita chuva em Londres e metade do tempo em Amsterdam e Paris! Tempo bom só em Viena mesmo.
    Que bom que você gostou dos dicionários! Obrigada pela visita e pelos elogios.
    Bjo

  • Que demais, lindas as fotos, Carol!

  • Tudo bem?
    Veja a resposta que recebi da Smiles, finalmente. Acho importante divulgar…minha sugestão? Antes de comprar, solicitar um registro escrito que a passagem a ser comprada nos dará direito a milhas, pois a Smiles se dá o "direito" de alterar as circunstâncias por seu exclusivo critério.

    "Em atenção ao seu e-mail informamos que algumas classes, apesar de serem válidas para acúmulo de milhas, Não permitem o acúmulo se o bilhete for para rotas ou números de voos específicos. Os ranges de voos operados pela Air France compreendidos entre: AF 001 até AF 0899, as classes “E” e “Q”, não acumulam milhas,
    para a rota operada entre a Europa e América do Sul e vice-versa.

    As classes, “Q” e “L”, não acumulam milhas para os voos AF 0455/2419/0454. Os ranges de voos AF 4000 ATE 5999 não acumulam milhas.

    Lembramos também que o prazo máximo para reclamação de milhas não computadas é de até 06 (seis) meses após o embarque."

    Beijos

  • Oi Michel,

    Obrigada pelo retorno. Pelas regras citadas acho que s[o pontuarei nos voos para Viena, que tem numeracao 1738 e 1139. Estou aguardando, no site para os 4 trechos diz:ENVIE COPIA DO BILHETE E CARTÃO DE EMBARQUE.

    Bj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.