quinta-feira, 8 de julho de 2010

Roteiro pela Europa

Em homenagem a Carol, que logo embarca para estas bandas, resolvi publicar um post sobre minha primeira vinda à Europa. As primeiras viagens são sempre complicadas, pois, de repente, você é confrontado com aquele mapão da Europa, cheio de possibilidades e, também, de renúncias... Oh céus, oh vida, oh azar! É preciso fazer escolhas, eleger as prioridades e cortar destinos.

Nesta viagem, ficamos um total de 28 dias (até parece filme...), excluídos os voos de ida e volta do Brasil, e viajamos por cinco países. Então, vamos ao que interessa:


Visualizar Roteiro Europa em um mapa maior

- Londres: 5 dias

Tower Bridge

- Paris: 5 dias

Tour Eiffel

- Amsterdam: 2 dias

Canal de Amsterdam

- Colônia: 1 dia

Kölner Altstadt

- Munique: 4 dias (incluindo um bate-volta até Füssen)

Schloss Neuschwanstein

- Veneza: 3 dias

- Florença: 3 dias (incluindo um bate-volta até Pisa)

- Roma: 4 dias

- Milão: 1 dia

Originalmente, o roteiro incluía Viena (entre Munique e Veneza). Porém, depois de fazermos Londres e Paris, chegamos à conclusão de que ficaria muito corrido. Então, ainda em Amsterdam, alteramos as reservas dos hotéis para incluir mais um dia em Munique e outro em Veneza, o que foi ótimo para a viagem... E melhor ainda depois, pois acabamos morando aqui! A vida é mesmo cheia de estranhas coincidências, não é?

Por fim, cabe comentar que Milão foi incluída no roteiro em função do voo de volta para o Brasil.


Na época (em 2006), optamos por fazer todos os trechos internos de trem. Para isso, compramos um passe da Eurail. Como o roteiro envolvia longas distâncias, viajar de carro tornava-se inviável. Uma outra possibilidade é fazer todas as conexões usando as companhias aéreas low cost. É bom lembrar, no entanto, que os aeroportos normalmente são afastados, existem custos de transporte e perde-se bastante tempo com check in e bagagens. A favor dos trens, conta o fato de que as conexões são centro-a-centro, pode-se chegar apenas minutos antes do embarque e você não precisa despachar as malas. (e teoricamente não existe limite de peso, coisa que os brasileiros amam!). Por último, vale a pena mencionar que o trem faz parte da cultura européia e que não deixa de ser mais uma forma de "degustar" a Europa. No site do "Comandante" Ricardo Freire, você encontra infinitas dicas sobre o assunto e avaliações dos prós e contras de se usar trens.

Como chegamos
Voos São Paulo-Londres e Milão-São Paulo pela TAP.

Onde ficamos
Fizemos todas as reservas pelo Booking.

Outras Dicas
Fora o tradicional Lonely Planet, um outro guia bacana para quem está pretendendo fazer uma extensa viagem pela Europa é o "O Viajante Independente Europa" (o livro, com nome e sobrenome, é o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa, ufa!).

Veja também os nossos outros pela Europa: Carolmay e Carina.

40 comentários:

  1. Adorei o post!
    Em que época do ano vocês foram?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natália!
    Que bom que você gostou do post! =)
    Respondendo a sua pergunta, nós viemos no início de maio e ficamos o mês todo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabíola,
    Estou começando a me programar para ir à Europa em setembro desse ano, mas as dúvidas são inúmeras, sendo que a maior delas é o roteiro, o tempo necessário e quanto gastarei.

    Achei seu roteiro bem interessante, apesar de ter pensado inicialmente em 20 dias.

    Em relação ao custo, quanto você acha que seja o mínimo para poder fazer algo como você fez?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Edu!
    Obrigada pela visita e pelo feedback! ;-)
    Suas dúvidas são compreensíveis, afinal, em uma primeira viagem à Europa, sempre queremos visitar tudo e experimentar tudo. =) Aspectos práticos como tempo, orçamento e distâncias envolvidas é que acabam decidindo o roteiro final.
    Sobre o roteiro: viagens são extremamente pessoais, o que é importante para mim, pode ser dispensável para você e vice-versa. Listar os lugares que você sempre sonhou ver, dos quais não abre mão, pode ser uma boa forma de começar.
    Algumas dicas: cidades como Londres, Paris e Roma pedem mais tempo. Se você se decidir por alguma delas, calcule quatro, ou cinco dias. Outras cidades, como Amsterdam, ou Florença podem ser visitadas em dois, ou três dias. O ideal é não ter de trocar de hotéis a toda hora - toma tempo e é cansativo. Não se esqueça de computar os deslocamentos: pode-se perder mais de meio dia em trajetos.
    Por fim, os custos: infelizmente, nem viajantes mais experimentados do que eu podem responder a esta pergunta. Por quê? Você pode se hospedar em albergues, ou hotéis cinco estrelas, pode se alimentar de kebab e água da torneira, ou exigir restaurantes cotados no Michelin... E todas as variações no meio da escala. Os custos de transporte podem variar muito e a época do ano em que você fizer a viagem também afeta os preços. Percebe a complicação?
    Ao planejar a viagem, você vai, pouco a pouco, estimando o que vai gastar. À medida em que detalhar seu planejamento, também vai conseguir melhorar suas estimativas. Em uma última etapa, você pode listar as atrações que deseja visitar e pesquisar na internet os horários de funcionamento e preços de ingressos. Buscas no Google também podem te ajudar a estimar custos com alimentação.
    Espero ter ajudado!
    Um grande abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog.. muito explicativo... estou programando pra ir em abril 3 dias espanha, 4 paris, 3 londres, 4 italia.. vc acha que está bom? Pretendo ficar em hoteis de até 70 euros a dária.. vc tem alguns para indicar? A questão do deslocalemnto, penso em intercalar com metros, avião e trem....Muito Obrigada.....

    ResponderExcluir
  6. Olá, Brun@!
    Que bom que você curtiu o blog! Eu e a Carol ficamos felizes! =)
    Pelo que eu entendi, você dispõe de 14 dias. Na minha opinião, é pouco tempo para tudo o que você pretende. Não subestime as distâncias envolvidas. Em seu lugar, eu escolheria apenas duas, ou três cidades próximas e as visitaria com mais calma. Você poderia, por exemplo, ir para Londres e Paris (5 dias em cada) e para Amsterdam (4 dias). Ou, apenas para a Itália todos os 14 dias e visitar Roma, Florença (com bate-volta a Pisa) e Veneza. Ou, ainda, visitar Portugal e Espanha, que oferecem um mundão de possibilidades.
    Cidades como Londres e Paris têm tanta coisa para se fazer que seria uma pena ficar menos do que 5 dias em um primeira visita – o ideal seria uma semana.
    Sobre os hotéis: vou ser franca, prepare-se para gastar. Por exemplo, o Ibis Paris Bastille tem diárias na faixa de 100 euros. Mas não vou desencorajá-la, procure nos sites: booking.com e hoteis.com. Para resenhas dos hotéis, use o tripadvisor.com. Se achar tudo muito caro para o seu o orçamento, existem ainda os albergues (alguns muito bem avaliados e com opção de quarto privativo com banheiro). Para albergues e hostels, procure no www.hostelworld.com.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas dicas... vou pesquisar nos lugares indicados... será que consigo então fazer espanha, paris e italia ?acho que irei utilizar aviao para ir mais rapido...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Brun@,
    Lembre-se que viajar de avião não significa necessariamente viajar mais rápido. Você precisa levar em consideração os tempos para chegar e sair dos aeroportos (geralmente afastados) e as antecedências requeridas para viagens de avião, sem contar possíveis conexões.
    Em sua pergunta, você não mencionou o que pretende visitar na Espanha e na Itália. Isso afeta (e muito!) o número de dias em cada país.
    Por fim, como eu disse antes, viagens são *pessoais*. No fim das contas, cada pessoa "faz" sua própria viagem. Como você perguntou minha opinião, eu desaconselhei tantos deslocamentos em apenas 14 dias, baseada em *minhas* vivências e expectativas. Entretanto, a viagem é sua e a decisão é, portanto, sua. Apenas pondere bem os prós e contras do que pretende fazer e desfrute a viagem que escolher fazer. ;-)
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Fabíola:

    Viajaremos em maio, eu e marido. Sei que viagem e roteiro é bem pessoal, porém, pretendemos ir a Veneza, Florença e Veneza e na volta,oh dúvida cruel,não me decidi ainda, se passamos alguns dias p/ rever Paris ou retornamos da Europa via New York. Em Paris aproveitaríamos p/ fazer coisas q ficaram faltando. Na América seria tudo novo.
    Abraços, Angelica.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Angelica!

    Eu não sei de quantos dias você dispõe, mas, em princípio, eu deixaria os Estados Unidos para uma outra ocasião. A Europa tem tanta coisa bacana! =) Eu aproveitaria para visitar outras cidades na Itália, ou ficar uns dias em Paris (afinal, Paris nunca é demais!). Você poderia, por exemplo, visitar os castelos do Vale do Loire, um roteiro que sou louca para fazer! =)
    Enfim, possibilidades não faltam!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá adorei seu blog,vou a Londres em Abril,estou muito tensa , minha filha mora em Nottinghan e irei visitá-la, aproveitarei para conhecer um pouco da Europa,vou ficar 20 dias,o que vc sugere? Tenho muita dificuldade na Língua, mas vou superar para poder ver minha filha, Londres já está programado,gostaria de um País próximo para poder curtir.Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou adorando suas dicas...
    estou querendo ir à Europa, no proximo ano.
    O que acha de chegar por milao, assistir a um jogo de futebol 2 noites, e depois... veneza 2 noites, florença 2 noites, roma 4 noites, londres 3 noites e paris 7 noites...paris- brasil.muito corrido?

    ResponderExcluir
  13. Ola..vou para Europa com meu namorado em agosto.. ficaremos 30 dias.
    pretendemos conhecer Portugal, Espanha, Italia,Belgica, Alemanha, Grecia, França e Holanda. Gostaria de saber qual seria o melhor roteiro sendo que o inicio seria em portugal. Tb gostaria de dicas sobre trem e avião, o que melhor em cada pais.....adorei o blog.

    Att.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rodrigo!
    Seu roteiro parece bom, especialmente as 7 noites em Paris! =) Em seu lugar, eu consideraria pelo menos mais uma noite em Londres. A cidade é incrível e tem muita coisa para se fazer.
    É claro que vários deslocamentos e trocas de hotel são cansativos, mas, às vezes, é um preço a pagar em uma primeira viagem, né?
    Aproveite a sua viagem e volte para nos contar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Caro(a) Anônimo(a),
    O objetivo do blog é compartilhar experiências e dicas que possam ser uteis a outros viajantes. Infelizmente, nem eu, nem a Carol temos tempo para personalizar roteiros. Dito isto, vou dar alguns "pitacos" na sua viagem... =)
    Eu achei seu roteiro muito "intenso". Se você se inspirou em algum roteiro de pacote, reveja seus planos. As agências costumam fazer roteiros bastante corridos e usam ônibus para muitos dos deslocamentos. Viajantes independentes não conseguem se deslocar na mesma velocidade.
    8 (oito!) países em 30 dias é muita coisa! Considere as distâncias, as trocas de hotel e o tempo que você vai perder simplesmente viajando de um lado para o outro.
    Você precisa examinar com carinho as cidades que pretende viajar e, com a ajuda do mapa e do Google, experimentar as várias opções de deslocamento, comparar preços e tempos para avião, trem, ou ônibus. Lembre-se ainda que o dia da chegada e da saída não costumam render muitos passeios.
    Boa sorte em suas pesquisas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabíola!
    Adorei suas dicas.
    Estou planejando uma viagem para a Europa em junho/2012 e pretendo visitar Roma (5 dias), Paris (7 dias) e Londres (5 dias).
    A viagem de trem por estas três cidades é a mais indicada? O que vcs acham sobre o trem noturno entre Paris e Milão?
    Qual é, aproximadamente, o gasto diário com transporte urbano e alimentação nestas cidades?
    São tantas perguntas...
    Obrigada!
    Cris.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Cris!
    Que bom que você está curtindo o blog! =)
    Seu roteiro parece ótimo! Em seu lugar, eu faria orçamentos via trem e via avião e compararia prós e contras para cada trecho. A viagem de trem entre Londres e Paris tem o apelo extra de ser sob o Canal da Mancha.
    Quanto aos gastos, vai depender muito do seu estilo de viajar, então fica muito difícil estimar um valor. Os custos de passes diários, ou trechos de metrô e ônibus você acha facilmente dando buscas no Google. Se a ideia é economizar, em cada uma destas cidades você vai encontrar opções de lanches típicos que são bem em conta (pizza, crepe, baguette, fish 'n' chips, etc).
    Boa viagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Cris,
    Seguem mais diquinhas para viajar barato:
    - use e abuse dos supermercados.
    - o blog Matraqueando tem uma série ótima de posts "Europa a 50 euros por dia" que podem te ajudar: http://www.matraqueando.com.br/tag/europa-a-50-euros-por-dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. ola boa noite, eu e meu marido gostariamos de fazer uma viagem para a Europa no ano que vem, sera que conseguimos visitar 6 paises: portugal, França, Espanha, Italia, Irlanda, Escocia, Inglaterra, em quantos dias?????? sabe me dizer a distancia de um pais pro outro e se tem como fazer de trem, qual pais, qual cidade...estou um pouco deslocada.....parabens pelo bloggggg

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    estou planejando visitar a europa com um amigo pela primeira vez e como vc disse, a gente quer fazer tudo. Eu fiz um roteiro meio irreal, por ter muitos lugares pra visitar e sei que provavelmente ficaremos muito tempo viajando.
    Mas, a idéia era Roma> Veneza> Viena> Praga> Berlim> Rotterdam> Bruxelas> Paris> Rennes> Zurique> Milão> Florença.
    Esse passe da Eurail possibilitaria que viajassemos por todos estes pontos? Planejamos ficar em media 2 ou 3 dias em cada cidade, só Paris q seriam 4 dias.
    Acha que será uma bom roteiro apesar da correria?
    Qual desses pontos você me desaconselharia a visitar em uma primeira vez?(claro que é relativo, mas, em questão de preço, quais as cidades mais caras?)
    Muito obrigado e desculpe tantas perguntas.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Existem passes que contemplam a Europa toda, mas são bem caros e há tempos deixaram de compensar. Dê uma pesquisada nos preços do trechos de trem que você deseja fazer e não deixe de cotar voos também.
    Eu desaconselho tantas cidades (doze!) em tão pouco tempo. Dois ou três dias em cada envolve muitas malas desfeitas e muito tempo perdido. Normalmente, o dia da chegada e o dia da partida ficam bem comprometidos, então sobraria pouco tempo para aproveitar a cidade. Em seu lugar, repensaria o roteiro e o cortaria pela metade, aumentando os dias em cada cidade.
    Sobre custos: o antigo Leste Europeu ainda tem preços mais em conta e cidades como Paris costumam ser mais caras. Ah, a Suíça também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Olá Fabíola! Tudo bem??
    Já faz um tempo que você fez esse post mas acho que ele continua sendo mto válido! :)
    Vou passar 1 mês na Europa - 3 semanas de curso de inglês em Brighton (próximo a Londres) e 1 semana para passeio. Na minha viagem não pode faltar: Londres, Paris e Dublin. Mas apesar disso, não tenho planejado a ordem desses lugares, nem onde vou dormir, nem nada! rsrs
    É mto importante que eu tenha isso tudo planejado desde minha saida aqui do Brasil ou será que piosso me organizar depois que chegar lá?
    Obrigada pela atenção!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, Mariane!
    Acho que existem dois tipos de viajantes: os "planejadores" e os que gostam de improvisar... Eu e a Carol somos planejadoras até a medula dos ossos. =) Curtimos o processo todo e começamos a viagem muito antes do embarque. Vantagens? Não perdemos tempo durante a viagem procurando hotéis ou tentando comprar passagens e *nunca* ficamos sem teto (para mim, isto é muito importante! Já vi viajantes passando perrengue em Amsterdam tentando achar um hotel, sem sucesso). Desvantagens? Roteiro fixo, sem tanta margem para improvisos, para o inesperado (que também pode ser positivo, né?).
    Então, minha resposta é: descubra qual tipo de viagem faz a sua cabeça e vá em frente... ;-)
    *Mas*, mesmo que você decida viajar sem tudo reservado, aproveite o tempo antes da viagem para ler e pesquisar muito. Googleie à beça! Isto vai te economizar tempo (e dinheiro!) e vai te fazer viajar muito melhor. Pesquise opções de transporte e hospedagem, leia sobre o que você quer ver em cada destino (isso vai dar uma ideia de como distribuir os dias em cada lugar).
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Fabíola!
    Achei seu blog super interessante com dicas ótimas.
    Estou com um itinerário para 20 dias com saída de SP para Londres.
    Vou ficar dois dias em Londres, depois Amsterdã mais dois dias e depois estou em dúvidas do próximo itinerário....Penso em Bruxelas e depois Bruges (1 dia em cada) e depois tenho Berlin, Praga, Budapeste e Viena como opções e por último Paris que quero ficar 4 dias.
    O que vc me sugere?

    ResponderExcluir
  25. Oi, Fabíola,
    Gostei das dicas.

    ResponderExcluir
  26. olá !!
    Estou numa dúvida cruel > gostaria de chegar por Amsterdam, Milão ou Frankfurt e daí fazer um roteiro de uma semana. O q vc me sugere ?
    grata

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post e o blog de vcs... Vou em novembro e estou me atualizando nos blogs, escolhendo lugares e adorei os comentários do post. Ficaremos por 22 dias, vamos perambular por Portugal, Espanha e Itália. Em Lisboa ficaremos sete dias - com passeios programados a Sintra e Fátima. Agendamos um pernoite no Porto e de lá partimos para Madrid - três dias. De trem iremos a Barcelona, onde ficaremos por mais cinco dias, de onde pegaremos um voo para Roma. Na Itália serão quatro dias, com um passeio programado a Florença. Acho que Veneza terá que ficar para uma próxima oportunidade. O que achou da programação? Abraços,

    Paula
    www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ...

    ResponderExcluir
  28. Olá, Fabíola, parabéns pelo excelente blog. Viajo com esposa e filho (adulto) para Nice em 07/11/2012 (retorno por Nice 30 dias depois, em 07/12/2012). Encontraremos com a filha em Antibes e partiremos para Paris em 10 ou 11/11. Ideias: Paris 5 dias (de avião ou de trem?), trem para Londres (4 ou 5 dias), avião para Atenas (3 ou 4 dias), avião para Roma (4 ou 5 dias), trem (?) para Florença (2 dias), trem (?) para Veneza (2 dias), trem (?) para Verona (1 dia), trem (?) para Nice (até 07/12). Peço sugestões e críticas. Grato.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Paula!
    Que bom que o blog foi útil! =)
    É uma saia justa palpitar em viagem alheia... Em princípio, sete dias para Lisboa e os passeios programados (Óbidos também é uma ótima pedida! ;-) está tranquilo. Achei Madrid em três dias um pouco apertado (lembre que o dia da chegada e da partida são meio perdidos), mas Barcelona em cinco dias está bem dimensionado (a cidade é linda, muito animada!). Vou ser honesta, em seu lugar não iria à Itália nesta viagem, ficaria mais tempo na Espanha... Agora, se você for à Itália, fique apenas em Roma OU Florença - as duas, em apenas quatro dias, é demais. Você deixaria de ver muita coisa bacana e é bem cansativo!
    Espero ter ajudado!
    Beijão,

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, Nelson!
    Tudo bem?
    O ideal são cinco dias em Paris, Londres e Roma (como você já havia previsto). Em seu lugar, eu deixaria a Grécia para outra ocasião e iria direto para a Itália, distribuindo os dias de Atenas nos demais destinos. Assim, fica menos corrido, com menos uma troca de hotel e dois trechos de avião. ;-)
    Obrigada pela visita!
    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Olá, Fabíola:
    Parabéns pelo blog; muito bom e de grande utilidade para nós, marinheiros de primeira viagem.
    Estou com viagem marcada, juntamente com minha mulher, para Paris, dia 22 de outubro. Voltaremos também pela capital francesa no dia 03 de novembro. Pretendemos ficar de cinco a sete dias em Paris (provavelmente sete) e, depois, nos quatro/cinco dias restantes, viajarmos de trem por algumas cidades em países vizinhos. Que tal Zurich, ou Amsterdam, ou Frankfurt (quase certo); e, claro, sem deixar de ir a Londres, onde ficaremos, pelo menos, dois dias. O que você nos aconselha, já que talvez não vehamos mais a visitar a Europa.
    Abraços, Moacir (um gaúcho em São Paulo).

    ResponderExcluir
  32. Fabíola,

    Descobri seu blog hoje e estou adorando suas dicas. Fiz minha primeira viagem internacional em 2011 conhecendo somente a Italia e passei 10 dias conhecendo cidades como Verona, Veneza, Florença, Assis, Padua, Piza e Roma. Estou planejando viajar em 2013 para conhecer Alemanha e Amsterdã pelo tempo de 10 dias. Na Alemanha gostaria de conhecer Munique, Dusseldorf, Berlim e Frankfurt. Você já mencionou que para conhecer Amsterdâ bastaria 2 dias e para a Alemanha? Vou de excursão. O que você desse tempo? Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  33. Olá Fabíola,
    Somente hoje conhecí seu blog e você está de parabéns!!!!
    Bom,gostaria de sua ajuda...Pretendo fazer uma viagem com meu marido para Italia e Turquia saíndo de São Paulo dia 26/04/2013 retornando dia 10/05/2013.Incialmente a ideia e conhecer Roma-Veneza e Florença.Depois iriamos para Istambul e Capadócia.Quantos dias voce acha que poderemos ficar em cada um desses lugares visto que, a viagem no seu total será de 15 dias?Também gostaria de mais alguns lugares interessantes e imperdíveis na Italia,se for o caso de termos tempos para....Bjks e obrigada

    ResponderExcluir
  34. Parabéns por suas opiniões.Muito válidas e interessantes!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Olá! Parabéns pelo Blog!

    Eu e meu marido faremos nossa primeira viagem pela Europa. Iremos "mochilar"! Escolhemos um roteiro que agradasse aos dois, mas que encaixasse no tempo e no custo! Faremos:

    Paris- Praga - Amsterdam- Edimburgo - Londres

    Tudo de avião pela easyjet.

    O que acha? Alguma sugestão? Fico tão insegura, é a primeira vez que organizo uma viagem!! As dicas ajudam muito!!

    Obrigada!!
    Milena

    ResponderExcluir
  36. Ola Fabiola , tenho minha primeira viagem ;Eu e minha esposa faremos ITALIA ,FRANÇA ,INGLATERRA E HOLANDA.
    Minha maior preocupação é o idioma , não falamos ingles e nenhuma das linguas dos paises que visitaremos.
    Para nos é uma incognta ,não sabemos o que iremos encontrar , o que vc. sugere que façãmos ;Vamos com fé e coragem??? buscamos algum interplete ???
    help
    Sergio
    sb.ferraz@uol.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Fabíola, eu minha irma e minha mae vamos pra europa no meio desse ano, vamos passar aproximadamente vinte e cinco dias lá vamos direto pra bruxelas mas de lá vamos pra luxemburgo onde temos parentes, estamos querendo ir pra paris, suíça(pra ver neve) e milao. Gostaria de saber se tem condições de conhecer esses lugares ou fica um roteiro mto apertado.Bom, só pra esclarer, o motivo dessa viagem é o aniversario de quinze anos da minha irma entao pensamos em milao como terceira cidade pq achamos q seria o q ela mais gostaria, pelo grande numero de baladas e tal, mas nao sabemos se ela vai poder aproveitar(devido a idade) tanto quanto nós, entao se já tiverem ido pra lá ou tiverem alguma outra sugestao de lugar melhor e q a possa interessar mais estamos abertas a mudanças , e se tbm tiverem sugestao de albergue nesse lugares gostaríamos de saber, para o passeio nao sair com o custo mto alto.mto obrigada e adorei o blog
    Att érika g.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns Fabíola pelo artigo! super legal o seu roteiro! :-) Eu escrevi esses dias sobre algumas dicas para preparar um Eurotrip tb... Se quiser, da uma olhada depois e me diz o que vc acha.

    http://diversaonasuaviagem.com/10-passos-como-planejar-uma-eurotrip-sonhos/

    Grande abraço,

    Ian

    ResponderExcluir
  39. Oi Fabíola, achei super legal suas dicas, e vou aqui pedir mais algumas para você, pessoa tão experiente. Eu e meu marido, nunca viajamos para fora do Brasil e estamos bem ansiosos e perdidos em relação a roteiros, hotéis, transportes. A grana também é curta, mas vamos tentar realizar nosso sonho. Por isso eu gostaria que vc me indicasse tudo bem acessível, claro, se vc puder. Olha só, vou ter 25 dias aproximadamente para aproveitar tudo isso e estou indo para Barcelona, onde preciso ficar no mínimo uns 10 dias (meu filho se mudou para lá e estou indo visitá-lo) os outros 15 dias queria dar umas voltas por lá. Penso em pegar um vôo (não sei que cia)para Roma e lá visitar Vaticano, Florença, Pisa, Veneza, ou outra cidade que vc possa me indicar que seja mais perto do circuito), também poderia pegar o vôo para outra cidade que fosse mais central para realizar esses passeios que acredito que deva fazer de trem, é isso? os bilhetes compro na hora ou é melhor pela internete? Depois queria ir até Paris (acho que de avião?) e lá conhecer os pontos turísticos mais centrais, Louvre inclusive (não sei bem o quê) e estive olhando que de trem dá para esticar até Amsterdã, será? e voltar para Barcelona (despedir de meu filho) e voltar para o Brasil. O que vc me indicaria? qual melhor transporte? qual melhor acomodação e em conta, hostel? serão bons para casal? custo-benefício?…..Nossa, conto com vc, como pode ver, estamos perdidos….Espero um contato pelo meu email ao lado….grata…abraços....Sol

    ResponderExcluir
  40. Olá Fabiola, achei seu site no internet e achei interessante suas dicas. Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem para a Europa em agosto/setembro. Queremos um roteiro que termine em Munique pq uma sobrinha dela vai voltar conosco para o Brasil. Olhando seu Site imaginei o seguinte roteiro: Paris - 5 dias; Florença 3 dias; Roma 4 dias; Veneza 3 dias; Viena 3 dias e Munique 4 dias. Aceito sugestões. Abraço, obrigado. Edson
    P.S.: se puder responder por e-mail pra mim é melhor ( nanicocepoada@uol.com.br)
    Ah e pretendo onde der, ir de trem.

    ResponderExcluir