Roteiro pelo Chile

Chile – agosto/setembro 2008
Foram 20 dias passeando pelo Chile. Foi o primeiro roteiro que montei sozinha, inclusive fiz todas as reservas de vôos, passeios, hotéis, transfer, etc. Ainda bem que deu certo!
Foram 6 noites em Santiago (3 no início + 3 no final), 4 noites em San Pedro de Atacama, 4 noites em Puerto Varas, 2 noites em Puerto Natales, 2 noites em Torres del Paine e 1 noite em Punta Arenas.O total com passagens aéreas, hotéis, transfers, passeios, entradas e alimentação, ou seja, tudo saiu por US$2.500,00 por pessoa em apartamento duplo.
Nos próximos dias vou detalhar cada cidade, como chegamos, onde ficamos, o que fizemos, onde comemos, com fotos e dicas.
Chile

Parque Torres del Paine

Roteiro de 3 semanas no Chile
(clique no nome da cidade em negrito para abrir o post específico)

1º Dia – São Paulo
Vôo Guarulhos – Santiago

2º Dia – Santiago
Neve – Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado

3º Dia – Santiago
Vinhedos – Concha y Toro e Aquitania

4º Dia – Santiago
Vôo Santiago – Calama. San Pedro de Atacama, Valle dos Dinossauros, Valle de la Muerte e Valle de la Luna.

5º Dia – San Pedro de Atacama
Tour Arqueológico e Laguna Cejar y Ojos de Salar

6º Dia – San Pedro de Atacama
Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques

7º Dia – San Pedro de Atacama
Gêiseres El Tatio

8º Dia – San Pedro de Atacama
Vôo Calama – Puerto Montt. Transfer para Puerto Varas.

9º Dia – Puerto Varas
Frutillar e Osorno

10º Dia – Puerto Varas
Peulla

11º Dia – Puerto Varas
Isla Grande de Chiloé

12º Dia – Puerto Varas
Vôo Puerto Montt – Punta Arenas. Ônibus para Puerto Natales.

13º Dia – Puerto Natales
Navegação para os Glaciares Balmaceda e Serrano.

14º Dia – Puerto Natales
Cueva do Milodón e Parque Torres del Paine.

15º Dia – Torres del Paine
Parque Torres del Paine

16º Dia – Torres del Paine
Ônibus Parque Torres Del Paine – Punta Arenas

17º Dia – Punta Arenas
Vôo Punta Arenas – Santiago

18º Dia – Santiago
Viña del Mar e Valparaiso

19º Dia – Santiago
Trem do vinho

20º Dia – Santiago
Vôo Santiago – Guarulhos

Todos os trechos foram feitos de avião.

Eu contei um pouco como foi esta lá no 14° Encontro dos Viajantes do Blog Quatros Cantos do Mundo, dá uma olhada aqui na apresentação.

Se você gostou deste roteiro e quiser contribuir com o blog, faça as suas reservas clicando nestes banners:

Seguro viagem Mondial


Booking.com

Além disso você também pode comprar moeda estrangeira com o nosso mais novo parceiro:

Melhor Câmbio

29 comentários

  • Gostaria de saber se você ia e voltava no mesmo dia para os lugares… estou na duvida, com medo de comprar um pacote de 9 dias no submarino que o hotel é em santiago.

  • Diogo,

    Eu fiquei em várias cidades e delas fazia passeios de um dia até alguma atração e voltava. De Santiago é possível conhecer: vinícolas (Concha y Toro, Undurraga, Aquitania, Cousiño Macul e o trem do vinho), Viña del Mar e Valparaíso e os Centros de Esqui (Valle Nevado, Farellones, El Colorado e La Parva). Fora a cidade que é muito bonita com Cerros, Parques, shoppings, etc.
    Acho que você vai gostar.
    Veja os posts relacionados a Santiago. E se quiser aumentar a viagem siga para o Atacama ou a Patagônia.

  • Oi!
    Muito legal o seu post. Também estou pensando em ir ao Chile este ano quase na mesma época que vc (de 14/08 a 03/09). Com certeza vou aproveitar muito este post! Minha maior preocupação é com o clima: é muito frio? Perco alguma coisa indo nesta época (paisagem, passeios, estradas impedida, etc)? Que roupas vc recomenda?
    Desculpe por tantas perguntas. Agradeço pela ajuda.
    Abs
    Alexandre

  • Alexandre,

    Obrigada pela força!
    Eu adoro frio e tiro férias em busca disso. Acho que as únicas coisas que você pode perder nessa época são: as videiras (ou parreiras) que estarão secas, a chuva constante na região dos lagos e algumas trilhas fechadas na patagônia e banho de sol/mar no litoral. Em compensação o clima está mais ameno no deserto, o Valle Nevado estará com neve, assim como todos os vulcões e montanhas. Além de diárias mais baixas em várias localidades e poucas pessoas nos passeios.
    Quanto a roupa, leve coisas leves e bem quentes. Além de um casaco que corte vento, pois nos lugares altos sempre venta muito. Eu comprei algumas coisas de dry feet e fleece que são leves, fáceis de lavar e quente. Chegamos a levar algumas coisas especiais para frio, tipo segunda pele, mas não foi necessário. Se eu esqueci de alguma coisa, pode mandar mais perguntas!

  • Oi Carol, tudo bem?
    Bom meu sonho sempre foi conhecer o Chile,estou planejando ir para lá em março de 2012 (sei q é muito cedo ainda , srrrs….mas sou anciosa, procurei vários roteiros e o seu foi o mais interessante q achei, td muito bem explicadinho !!! hehehe, mas ainda tenho muiiiiitasssss dúvidas, se não fosse te incomodar gostaria de saber se não tem outra forma de entrar em contato c vc tipo email,se puder vou ficar muito agradecida !! desde já um grande obrigada

  • Olá,
    Pode utilizar o formulário de contato do blog, no menu lá em cima.

  • Oi,

    Será que minhas crianças vão gostar de conhecer a patagônia, a idade deles 8 e 14 anos.

  • Olá!
    Acho que elas podem curtir bastante! Tem muita neve e gelo! Mas veja bem os passeios que vocês farão para não ficar entediante.

  • Márcia Fernanda Pinho

    Oi, Carolina!
    Vou para o Chile em julho com meu marido e nossas 2 filhas de 11 e 9 anos. Vamos a Valle Nevado e outras estações, sei que dá para alugar roupas para esquiar, mas queria saber de vc se em Santiago é muito frio e se tem que usar casacos pesados. Li uma resposta sua a um comentário na qual vc diz que é bom um casaco que corte o vento, como seria? De que material? É necessário roupas térmicas?
    Obrigada pela atenção.

    • Oi Márcia,
      Eles alugam mesmo as roupas, pode ser por diária ou semanal. Santiago não faz tanto frio, mas no Valle Nevado por ser alto, pode ser muito frio e com neve!! Cortavento é um casaco que não deixe passar o vento, daqueles tecidos tipo impermeáveis também. Aqui no Brasil usamos muita lã ou nylon, eles aquecem, mas na hora de vento forte, ele passa. Tem que ser algo com a trama mais fechada. Eu gosto muito de comprar roupas assim na Decathlon ou alguma outra loja de esportes. Assim, os atendentes podem ajudar nestes detalhes. Casacos de couro cortam o vento, acho que em Santiago é suficiente, com algumas camadas embaixo. Mas isso também depende muito do frio que vocês estão acostumados. Se vocês forem do sul, vai ser bem tranquilo, se forem do nordeste, pode ser que sintam necessidade de usar muitas camadas… Também podem levar algo leve e comprar lá, se acharem necessário. Quando fui, achei os preços bem bons das roupas de frio, como estou sempre pegando frio em algum lugar, valeu a pena.

  • Estou programando fazer uma viagem para o chile e alugar um carro. Eu minha esposa e meus filhos estamos montando um roteiro serão 15 dias.
    Da para voce me ajudar com:

    Qual a melhor mês visando custo e clima agradavel com neve, julho, agosto, setembro, outubro ?

    Este roteiro de santiago a patagonia da para ser feito de carro?

    Qual o melhor roteiro que pode ser feito de santiago de carro ?

    Meu email é frenshinaper@hotmail.com e meu blog NataMaster

    • Ari,

      Para pegar neve é melhor ir até o início de setembro, depois disso corre-se o risco de já não ter mais.
      Acho melhor você consultar algum mapa oficial da região até para saber o estado das estradas.

  • Caramba Carol, AMEII seu blog, caiu como uma luva pra mim, principalmente esse post. Meu marido e eu pretendemos ir para o Chile em setembro, só teremos 10 dias e como estaremos com nosso filho de 5 anos deu pra ter uma idéia de onde poderemos ir.

    Parabénsssss

  • Parabéns pelo Blog! Estou indo dia 31/05/12 e volto dia 12/06/12 estou querendo um roteiro 7 dias nos arredores de Santiago e 4 dias em Mendoza, tem algumas dicas para mim?

  • Oi Carol, tudo bem?
    Adorei seu blog, muito organizado, com ótimas dicas.
    Terei férias em novembro e gostaria de conhecer o Peru ou Chile. Terei 20 dias. Qual dos roteiros vc sugere, considerando a época do ano?
    Bj e obrigada.
    Mônica

    • Oi Monica, acho que esta é uma decisão muito pessoal. Os dois países são fantásticos e 20 dias é um bom tempo para conhecer um deles. Leia mais e veja com qual você se identifica. Obrigada pelos elogios ao blog.

  • Oi Carolina,tube bem?

    Queria muito sua opinião estou muito em dúvida se vou para a Patagônia ou região dos lagos em dezembro, tenho dois filhos de 8 e 14 anos.O que você me sugere?

    • Acho que depende um pouco do estilo de vocês! A região dos lagos tem passeios mais estruturados, por cidadezinhas bonitas, lagos e vulcões. A Patagônia é um pouco mais rústica, apesar de ter passeios organizados por Torres del Paine, as melhores paisagens são acessíveis por trilhas, com muito vento e algum risco de frio. Tem que ver ao que vocês estão dispostos a fazer com as crianças.

  • Oi Carol, parabens pelo blog, vc é muito solista!

    Em janeiro lá tbm é verão?! Rola uma praia em algum lugar?

    Bjs
    Rosana

    • Oi Rosana,
      É verão sim. Tem o litoral do pacífico, eu só fui a Viña del Mar. Sei que algumas pessoas pegam praia lá, mas acho que não é lá estas coisas. Não sei se vale a pena ir para lá com o objetivo de pegar praia.

  • Olá Carol! Estou indo pra Santiago agora em janeiro. Vamos ficar 5 dias em Santiago e cinco no Atacama, gostaria de algumas dicas de passeio e de transfer pra chegada. Qual o tipo de taxi ou se tem alguma empresa pra indicar. Nós vamos chegar lá por volta de 19hrs. Obrigado!!!
    Alexandre

  • Olá Carolina, boa tarde!!!!

    Eu e minha esposa estamos querendo conhecer o Chile e, em minhas pesquisas, deparei-me com seu roteiro. Achei-o muito interessante e gostaríamos de seguí-lo. É possível você nos enviar todos os detalhes de Cias de Viagem (passagens aéreas), hospedagens (hoteis em que ficou) e como se faz as reservas antecipadamente?
    Fico no aguardo de um retorno para o e-mail psicodias2@yahoo.com.br.
    Abraços,

    Augusto

  • Eu simplesmente, adorei este post. Estou com as passagens aéreas compradas para desembarcar em Santiago em agosto de 2013, e pra falar a verdade, não sei nem por onde começar para montar meu roteiro de viagem.

    Nunca fui ao Chile, nunca vi neve… Tenho apenas 10 dias no total, quero conhecer Santiago e os principais pontos turísticos, tudo aquilo que é imperdível de ser ver, mas, não quero perder muito tempo na capital, pois, o meu foco são as estações de esqui.

    Poderia me dizer qual é a melhor estação de esqui próxima a Santiago para passar uns dias, aprendendo snowboard e admirando paisagens?

    Adoro a natureza, tem algum lugar, um mirante, imperdível para admirar?

    Gostaria de conhecer o Parque Torres del Paine – Patagônia, mas, eu vi no Google Maps que é super longe de Santiago…. então, vai ficar para uma próxima visita ao país.

    Enfim, desde já, muito obrigado. 🙂

    • Oi, olhe os posts que estão linkados no roteiro. Tem de Santiago, Vale Nevado e Torres del Paine. Acho que eles podem te ajudar a definir a viagem.

  • Passagens Aereas

    Sempre quis conhecer o Chile e esse artigo aumentou ainda mais minha vontade de visitar o país. Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.